Volta à página inicial

Pergunta respondida.

Pergunta: Como atua a pressão atmosférica no momento em que tomamos um refrigerante através de um canudinho?


Pergunta de: Fabiola


Resposta 1:

Ao tomarmos um refrigerante utilizando um canudinho o que fazemos, ao chuparmos, é retirar o ar do interior do canudinho, ou seja, fazemos vácuo no interior do canudinho. Como no interio do canudinho temos vácuo, a pressão atmosférica não atua lá dentro, logo a pressão externa se torna maior que pressão interna, empurrando o líquido para dentro do canudinho.

Resposta de: Giovano Camargos da Silva - Física-UFMG-Belo Horizonte-MG



Resposta 2:

Oi Fabiola! A questão do canudinho é a seguinte, quando estamos tomando refrigerante ou qualquer outro líquido, nós retiramos o ar da boca, isso faz com que a pressao dentro de nossa boca caia e fique bem menor que a pressão externa (pressão atmosférica). A pressão externa age comprimindo o líquido que está dentro do copo e isso faz com que ele escape por onde a pressão é menor, no caso o canudinho que faz um pequeno túnel a baixa pressão indo desde o copo até a boca e é por ele que o líquido sobe,sendo empurrado pela pressão atmosférica.

Resposta de: Ivan Cesar, UFC, Fortaleza-CE



Resposta :

quando o refrigerante sobe através do canudo até a nossa boca, significa que a pressao na nosa boca e menor que a pressao atmosférica(se vc estiver ao nível do mar) que está atuando sobre o refrigerante. isto e possível qundo nós fechamos os lábios e puxamos língua para trás,assim o ar que estava, na nossa boca, à pressao atmosférica, se expande e a pressão na regiao considerada diminui, entao,devido a diferença de pressao, o refrigerante flui da garrafa para a nossa boca através do canudo.

Resposta de: Alexandre,UFSC,FLORIANÓPOLIS - SC



Se quiser comentar essas respostas para elogiar, criticar ou apontar algum engano, use o endereço eletrônico abaixo, citando o número da pergunta ou reproduzindo seu enunciado.