Volta à página inicial

Pergunta respondida.

Pergunta: O que é o efeito piezo-elétrico?


Pergunta de: Andreia


Resposta 1:

Efeito Piezo-elétrico é uma propriedade de alguns cristais que, quando NÃO estão submetidos a grandes pressões são maus condutores de eletricidade porém, quando se exerce uma pressão numa determinada direcão do mineral este apresenta condutividade elétrica. Alguns cristais que apresentam esta propriedade são o Quartzo e a turmalina. Uma outra propriedade é a piro eletrecidade, que é relativa ao desenvolvimento de condutividade elétrica por variacão da temperatura em um cristal. Um cristal que apresenta esta propriedade é a Turmalina.

Resposta de: Renato Santos Araujo - Fisica - UFRJ


Resposta 2:

Descoberto pelo físico Pierre Curie. Em 1880, em pesquisas realizadas com seu irmão, constatou que uma corrente elétrica surgia em certos cristais quando submetidos a pressões. Deram a esse fenômeno o nome de efeito piezoelétrico. Também verificaram que as faces desses cristais vibravam ao serem eles submetidos brevemente a uma diferença de potencial. Tais comportamentos permitiriam, mais tarde, a utilização desses materiais em microfones e toca-discos. O efeito piezoelétrico é a produção de uma voltagem elétrica quando um cristal é comprimido. A voltagem gerada é proporcional ao grau de compressão. Se o cristal é estirado, uma voltagem de polaridade oposta é originada. O efeito piezoelétrico reverso é a compressão ou expansão de um cristal induzida pela aplicação de uma voltagem. A maioria dos cristais não possui a propriedade da piezoeletricidade. O mais importante cristal natural que possui esta propriedade é o quartzo, que foi utilizado durante muito tempo na produção dos transdutores. Atualmente, por serem mais facilmente sintetizados, os cristais utilizados são cerâmicas sintéticas à base de, por exemplo, tetanato de bário ou zirconato de chumbo.

Resposta de: Alisson Soares Garcia


Resposta 3:

é o surgimento de corrente elétrica devido à uma variação de pressão.esse é um fenômeno comum e bastante utilizado; vc mesmo conhece uma aplicação dele. é o microfone. quando se fala diante de um microfone, uma membrana é posta a movimentar-se devido à pressão sonora, a mesma contém condutores que se movimentam em campos magnéticos(aquele imã de alto-falantes)e ,em todo condutor que se movimenta em campos magéticos, por indução eletromagnética,surgirá uma corrente elétrica. a intensidade desta depende da intensidade da variação da pressão sonora. tudo o que foi dito acima está em acordo com o teorema da conservação da energia.

Resposta de: luiz, guarujá, sp física/usp


Se quiser comentar essas respostas para elogiar, criticar ou apontar algum engano, use o endereço eletrônico abaixo, citando o número da pergunta ou reproduzindo seu enunciado.